quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A PROFECIA DO PAPA PAULO VI



 Há 45 anos o Papa Paulo VI alertou ao mundo sobre o perigo de o governo e autoridades públicas impor a contracepção para os casais (HV 17). O Papa se preocupava com o futuro dos casais, de  eles serem vítimas de uma dominação governamental que impediria de serem livres para formarem suas famílias. 
O Tribunal português, no mês de janeiro deste ano, determinou a retirada da guarda de sete filhos, de uma família, pelo fato de a mãe se recusar a fazer uma laqueadura. No entanto , esta mesma família vivencia fortes laços afetivos e  as filhas mais velhas têm um excelente desempenho escolar.  A mãe dessas crianças afirmava ao juiz que não se submeteria a laqueadura, pois sua religião mulçumana não permite está prática de esterilização.[1]
É admirável a postura desta mãe, ela  demonstrou ser uma mulher forte, por duas razões:
-  Soube administrar a maternidade, mesmo com bastantes filhos,   cultivando em suas crianças bons laços afetivos.
-  Ela também é uma mulher  corajosa, pois está assumindo com convicção a própria identidade religiosa.
Este episódio vivido por está família fez-me recordar a ousadia da mãe dos Macabeus (II Mc 7, 1-42)  que preferiu ver morrer seus sete filhos do que trair a Deus.
Estamos vivenciando o Ano da Fé, onde somos convidados a conhecer e assumir em nossa vida, tudo aquilo que acreditamos. Faz parte da nossa identidade católica proteger e defender a fecundidade, assim como nos orientou o Papa Paulo VI na sua pequena mas valiosa Encíclica Humanae vitae.

Cleonice M. Kamer
Consagrada da Comunidade Bom Pastor








[1] Padre Paulo Ricardo – Mãe perde a guarda de sete filhos por se recusar a fazer a laqueadura. http://padrepauloricardo.org/blog/portugal-e-a-esterilizacao-compulsoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário