quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Apresentação de Nossa Senhora no Templo


21 de Novembro: “Nossa Senhora Mãe da Igreja”, declarou Paulo VI em 1964
Hoje nossa Igreja Católica comemora a festa da Apresentação de Nossa Senhora no templo. Os fundamentos para esta festa não se encontram explícitos nos Evangelhos Canônicos,  mas podemos encontrar seus resquícios na história através do proto-evangelho de Tiago, do livro de Tiago, e também, da História do nascimento de Maria.
Segundo manuscritos não canônicos, Joaquim e Ana, não conseguiam ter filhos, até que Maria veio ao mundo. Maria sempre foi uma criança especial, a contar de sua concepção imaculada; logo, durante sua infância se dedicou totalmente a Deus, sempre guiada pelo Espírito Santo.
A memória da apresentação de Nossa Senhora ao templo é celebrada tanto no Oriente como no Ocidente, nasceu no meio do povo e foi instituída no Missal Romano a partir do ano de 1505; embora segundo a Tradição a construção da Igreja de Santa Maria Nova no ano 543 já esteja ligada a esta devoção.
Dada a importância desta data, a Beata Maria do Divino Coração dedicava devoção especial à festa da Apresentação de Nossa Senhora, de modo que quis que os atos mais importantes da sua vida se realizassem neste dia.
Durante a clausura da 3ª Sessão do Concílio Vaticano II, no dia 21 de novembro de 1964, o Papa Paulo VI consagrou o mundo ao Coração de Maria e declarou Nossa Senhora Mãe da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário