quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A neurose coletiva e o anticoncepcional




Existe um transtorno de comportamento social conhecido pela psicologia como neurose coletiva. Esta neurose tem como característica a padronização coletiva de um comportamento que se repete por muitos. Quem já não ouviu dizer: “ eu faço isso porque todo mundo faz”. Então a decisão semelhante de muitas pessoas “parece” oficializar determinada escolha.
Muitos homens e mulheres estão abrindo mão da liberdade de escolher; até mesmo em áreas importantes da vida pessoal e acabam se tornando dependentes de escolhas coletivas. Um exemplo comum de um padrão rígido de comportamento social é a imposição e a aceitação passiva do uso do anticoncepcional em grande escala pelas mulheres de nosso país.
A mulher que usa o anticoncepcional como contraceptivo, tem seu corpo “bombardeado” diariamente com uma carga de hormônios artificiais, e sofrem as consequências pelo desequilíbrio hormonal no organismo.
Muitas mulheres estão tomando conhecimento dos “estragos” da pílula em suas vidas, e buscam também alternativas boas para não mais usar o anticoncepcional. Então estas mesmas  mulheres enfrentam com coragem a “maré das escolhas repetidas”, e conquistam novamente a liberdade de escolher o que é melhor para a  sua saúde.
O  Dr. John Billings dizia que se desejamos uma sociedade sadia, somos chamados a investir na família. Ele mesmo contribuiu para uma sociedade saudável ao apresentar o moderno método de ovulação Billings, como uma alternativa segura e natural para administrar a fertilidade.

Cleonice M. Kamer
Consagrada da Comunidade Bom Pastor

21-09-12

Nenhum comentário:

Postar um comentário