segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A nova geração de jovens dispensa a camisinha





Existe uma  geração de jovens, uma “safra” nova, podemos dizer assim,  que estão vivenciando uma nova cultura de relações humanas. Estes jovens são preparados em cada encontro que acontece a jornada mundial da juventude. Nestes encontros eles descobrem propostas sadias que correspondem ao desejo interior deles de viver a liberdade. Por exemplo, na última jornada que aconteceu em Madri, os jovens voltaram para as suas casas, trazendo na mochila o You Cat, que se trata do Catecismo da Igreja Católica na versão jovem. No You Cat, o Papa Bento XVI explicou para os jovens que a “ a fidelidade no matrimônio e a abstinência fora dele são a melhor forma de evitar a infecção e de impedir a propagação da AIDS.[1]
Existe algo na natureza dos jovens que é o fascínio que eles sentem pelo mistério, isto acontece porque é justamente nesta fase da vida que eles mais se sentem atraídos pela fonte de onde vieram que é Deus, e Deus é um Mistério. Portanto os jovens aceitam com abertura de coração,  quando lhes é proposto o desafio de viver a abstinência sexual. A  experiência da abstinência faz com que o outro permaneça sendo um mistério a ser descoberto no matrimônio.
A camisinha é um objeto desnecessário para os jovens quando eles descobrem a beleza da castidade é desnecessário também para o casal que vive a alegria da fidelidade no matrimônio.
Como disse certa vez um sacerdote[2], quando descobrimos a nossa dignidade, adquirimos maturidade a ponto de que ninguém vai precisar plastificar nenhuma parte de seu corpo.

Cleonice M. Kamer
Consagrada da Comunidade Bom Pastor                        14-09-12.



[1] You Cat. Paulus. Nº 414 – comentário Bento XVI
[2] O problema da camisinha – Pe. Fábio de Melo – Acampamento de Carnaval Canção Nova, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário