sábado, 1 de setembro de 2012

“Bendito é o fruto do vosso ventre” – Reflexões sobre a laqueadura

Artigo escrito por nossa amiga Nice, membro do grupo Cenpaflam e consagrada da comunidade Bom Pastor.

Vamos refletir! 


jesus meninoHoje vamos falar um pouco sobre uma técnica contraceptiva conhecida como laqueadura. Infelizmente, na maioria das vezes, as mulheres que fazem a opção por esta técnica, desconhecem os efeitos negativos desta cirurgia. Se as mulheres conhecessem tudo o que envolve uma laqueadura, provavelmente não fariam a opção por esta técnica.
Aparentemente a cirurgia da laqueadura parece ser simples, no entanto 50% dessas cirurgias, no momento em que é cortada as trompas é rompido também vasos sanguíneos importantes que suprem os ovários e o útero. Em consequência disso a mulher pode necessitar no futuro de uma histerectomia,1 que é a retirada total do útero.
A laqueadura não deixa de ser uma amputação do órgão reprodutor feminino, pois é removida uma parte do corpo que são as trompas, e perde-se a importante função de conceber uma criança. Naturalmente não fizemos a opção por amputar um dedo, ou uma perna, ou retirar um rim por achar que dois é demais. O que faz com que escolhamos amputar justamente o órgão que tem uma função tão vital no corpo, que são as tubas uterinas?
Parece ser algo tão comum e tão normal decidir pela laqueadura. Mas na concepção cristã esta prática é incompatível com a nossa fé. Os esposos católicos são chamados a “proteger” o útero de suas esposas que é um verdadeiro manancial de vida e de amor.
A cada Ave Maria que rezamos, como católicos afirmamos: “Bendito é fruto do vosso ventre Jesus”. Cristo santificou o ventre de todas as mulheres, escolhendo este lugar para ser sua primeira morada. Como Maria e com a ajuda de nossos esposos, possamos nós acolher e proteger esta parte tão sagrada do nosso corpo, que é o útero – o nosso ventre.
Cleonice Macedo Kamer
Consagrada da Com. Bom Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário